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Funcionalidades inteligentes para pontes rolantes

Tecnologias e aplicações comprovadas

Desenvolvemos estas tecnologias em condições reais para lidar com os desafios operacionais que os operadores de gruas de todo o mundo enfrentam diariamente. Cada Funcionalidade inteligente pode ser aplicada tanto em gruas antigas como novas.

Tecnologias de posicionamento e controlo da carga para a segurança, produtividade e eficiência do operador de gruas

As nossas Funcionalidades inteligentes de controlo da carga foram concebidas para aumentar a segurança e a produtividade dos operadores de gruas, permitindo-lhes efectuar mais facilmente movimentos suaves e controlados com a grua. A Konecranes oferece as seguintes Funcionalidades inteligentes de controlo da carga:

O CONTROLO DA OSCILAÇÃO foi concebido para limitar automaticamente a oscilação da carga, controlando as taxas de aceleração e desaceleração da ponte e do carro. Esta Funcionalidade inteligente ajuda-o a obter um posicionamento preciso da carga e a reduzir a duração dos ciclos de carga.

O AVANÇO A PASSOS permite efectuar movimentos incrementais muito precisos durante a aproximação ao destino da carga. Pode ser activada tanto para movimentos de elevação como de deslocação. Os incrementos do avanço a passos podem ser pré-definidos, variando entre os 2 e os 100 mm.

A MICROVELOCIDADE permite efectuar movimentos muito lentos para melhorar o controlo da carga. Pode ser activada para todos os movimentos, transformando os movimentos amplos do joystick em movimentos da carga lentos e precisos.

A PREVENÇÃO DE CHOQUE DE CARGA permite recolher a carga de forma suave. A transmissão do guincho controla a carga. Se for recolhida de forma abrupta, a velocidade de elevação é automaticamente reduzida até a carga ser levantada. Isto evita choques entre a carga e a grua, reduzindo o desgaste das peças mecânicas e da estrutura de aço da grua.

A PREVENÇÃO DE AFROUXAMENTO DO CABO é uma funcionalidade de segurança e produtividade importante quando se utilizam dispositivos de elevação como vigas de elevação. À medida que a carga é descida, a transmissão do guincho detecta o momento em que a carga é pousada e pára o movimento. Os cabos do guincho não afrouxam, pelo que os cabos não saem do bloco do gancho e o dispositivo de elevação não inclina.

Ao levantar uma carga com dois ganchos em simultâneo, a SINCRONIZAÇÃO DOS GUINCHOS supervisiona e controla ambos os ganchos para que se movam à mesma velocidade, mesmo quando existe uma carga desequilibrada entre os guinchos.

Quando uma carga se encontra abaixo da carga nominal máxima, o INTERVALO DE VELOCIDADE ALARGADO permite obter velocidades superiores de elevação e descida. O intervalo de velocidade de elevação disponível é aumentado a partir da velocidade nominal prevista. Esta Funcionalidade inteligente reduz a duração dos ciclos de carga e espera.

Posicionamento de carga e controlo da área avançados para uma produtividade e eficiência máximas

As funcionalidades de posicionamento e controlo da área auxiliam o operador de grua a posicionar a carga de forma mais eficiente e precisa e a adaptar a área de trabalho da grua ao espaço físico da sua linha de produção.

O POSICIONAMENTO-ALVO permite predefinir até 120 posições-alvo e oito posições iniciais. O operador selecciona o endereço do alvo da carga e prime o botão de posicionamento alvo. Enquanto o botão estiver premido, a grua conduz-se autonomamente até à posição-alvo seleccionada. O guincho pode levantar a carga automaticamente até uma altura de deslocação definida. Quando a carga atinge a posição-alvo, o guincho desce-a automaticamente até à altura predefinida.

O POSICIONAMENTO FINAL foi concebido para acelerar o posicionamento final da carga para uma coordenada X-Y. É especialmente útil em ciclos de trabalho que envolvam máquinas estáticas ou estruturas em que o operador tenha de posicionar repetidamente as cargas nos mesmos locais. O operador pode definir até 16 posições finais. Quando a carga é movida para uma janela de posicionamento junto do alvo e o botão de posicionamento final é premido, a grua desloca a carga para o centro da janela. A seguir, o operador assume o controlo manual e faz descer a carga.

Os LIMITES DE TRABALHO podem ser definidos como paredes virtuais temporárias nas quais a grua pára automaticamente. Ao trabalhar com os controlos, o operador de grua define um limite para o movimento do carro, ponte ou guincho, criando assim uma parede virtual numa direcção vertical ou horizontal. Podem definir-se vários Limites de trabalho para uma grua, de acordo com a tarefa em causa protegendo as pessoas numa passagem temporária, ou um camião que esteja a ser carregado, por exemplo.

As ÁREAS PROTEGIDAS são áreas interditas que o operador da grua não pode alterar ou ajustar. Podem definir-se até 16 áreas protegidas rectangulares, o que lhe permite proteger maquinaria de produção valiosa, ou áreas de trabalho de grande movimentação, contra possíveis erros do operador.

Contacte-nos para saber as Funcionalidades inteligentes que se adequam à sua grua nova ou actual.