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SOBRECARGA - CARGA NA RODA, CARRO

SOBRECARGA - Refere-se a qualquer carga do gancho superior à carga nominal.

DIÂMETRO DO PASSO - Refere-se à distância medida através do centro de um tambor ou roldana,   de centro a centro de um cabo que passou pela periferia do tambor ou da roldana.

FICHA - Operar um controlador de modo a que a polaridade de alimentação do motor ou a sequência de fase seja invertida antes da paragem da rotação do motor, criando deste modo um torque no sentido oposto, que age como esforço retardador.

RELÉ DE TRAVAGEM - Refere-se a um relé de corrente utilizado numa ponte ou painel de controlo de carro que transmite corrente ao circuito secundário do motor de um motor de corrente alterna e limita a torção inversa do motor no primeiro ponto de controlo até à paragem da rotação do motor. Num painel de controlo de corrente direta, o relé procede do mesmo modo, estabelecendo um circuito de deteção patenteado na armação do motor. (Por vezes designados relé anti-travagem.)

CARRIL, PONTE - Refere-se à pista suportada pela(s) viga(s) da ponte em que o carro se desloca.

CARRIL, PASSAGEM - Refere-se à pista suportada pelas vigas de passagem em que o guindaste se desloca.

EXTREMIDADE DIREITA - Refere-se a peças ou dimensões à direita da linha central de expansão do visualizador, estabelecidas voltadas para a parte lateral da transmissão da viga do guindaste.

TENSÃO SECUNDÁRIA - Refere-se à tensão induzida do circuito aberto no rotor de um motor de rotor bobinado (coletor de anéis) parado, conforme medido pelo coletor de anéis, sendo a tensão nominal aplicada ao enrolamento primário (estator).

EIXO, TRANSVERSAL (EIXO QUADRICULADO) (VEIO DE COMANDO) - O(s) eixo(s) que prolongam o comprimento da ponte, utilizados para transmitir a torção do motor à(s) roda(s), em cada extremidade da ponte.

PUXÃO LATERAL - A porção do cabo de aço a puxar horizontalmente quando os cabos de aço não são operados verticalmente.

VÃO LIVRE - Refere-se à distância central, centro a centra, dos carris da passagem.

RETORNO POR MOLA - Refere-se a um dispositivo utilizado num controlador manual, um interruptor master ou botão que faz com que a unidade regresse automaticamente à sua posição neutra sempre que for soltado pelo operador.

TORQUE, ROTOR BLOQUEADO - Refere-se ao torque mínimo que motor de gaiola de esquilo irá desenvolver parado, para todas as posições angulares do rotor, sendo a tensão nominal aplicada à frequência nominal. Não se aplica aos motores de rotor bobinado (coletor de anéis).

TORQUE, RUTURA DO MOTOR - Refere-se ao torque máximo que motor de gaiola de esquilo ou motor de rotor bobinado (coletor de anéis) irá desenvolver com a tensão nominal aplicada à frequência nominal, sem uma descida abrupta de velocidade.

TORQUE, CARGA COMPLETA DO MOTOR - Refere-se ao torque desenvolvido por um motor elétrico (C.A. ou C.C.) para produzir a potência nominal à velocidade de carga completa nominal.

TORQUE, ELEVAÇÃO DO MOTOR - Refere-se ao torque mínimo desenvolvido por um motor de gaiola de esquilo ou motor de rotor bobinado (coletor de anéis) durante o período de aceleração, desde o período de descanso à velocidade em que ocorre a rutura do torque. Para motores de gaiola de esquilo com escorregamento igual ou superior a 8%, a rutura de torque e o torque de arranque são equivalentes a e ocorrem à velocidade zero.

BLOQUEIO DUPLO - Contacto físico involuntário entre o bloco de carga e o bloco superior ou outra parte do carro.

PLACA DE REFORÇO - Refere-se à(s) placa(s) vertical(ais) que ligam as flanges superiores e inferiores ou as tampas de uma viga.

BASE DE RODA - Refere-se à distância, de centro a centro, das rodas mais externas da ponte ou carro, medidas paralelamente ao carril.

CARGA NA RODA, PONTE - Refere-se a uma força vertical (sem impacto), produzida sobre qualquer roda da ponte pela soma da carga nominal, peso do carro e peso da ponte, estando o carro posicionado na ponte para distribuir a carga máxima.

CARGA NA RODA, CARRO - Refere-se a uma força vertical (sem impacto), produzida sobre qualquer roda do carro pela soma da carga nominal e peso do carro.